De 16 a 18 de novembro de 2023
PRESENCIAL | FAPCOM
“Toda comunicação humana começa na mídia primária [o corpo] e toda comunicação retornará a este ponto”. Esta famosa citação do comunicólogo alemão Harry Pross (1923-2010) continua a exigir uma nova e radical postura no campo de pesquisas em Comunicação. Ela explicita, ainda nos dias atuais, a necessidade do entendimento complexo de ambientes da comunicação humana, desde os seus meios de expressão mais elementares — dos sons, dos gestos, das performances, dos contatos, dos olhares — até as suas transformações tecnológicas mais complexas — dos cabeamentos, dos satélites, das transmissões, dos algoritmos, das conectividades eletrônicas e digitais. Sobretudo, a proposta de Pross é radical porque nos desafia: como se transformam nossas discussões e conceitos sobre a comunicação humana e seus meios se colocarmos o corpo e o seu tempo de vida no princípio e no fim de nossas elaborações?
A VIII edição do Congresso Internacional de Comunicação e Cultura, o ComCult, tem por objetivo coletar e apresentar pesquisas inspiradas e mobilizadas por esse tipo de inquietação. No ano em que Harry Pross comemoraria seu centenário, vamos homenageá-lo com trabalhos que trazem o corpo como tema para problematização, façam eles referência à obra de Pross ou a diversas outras contribuições enriquecedoras e pertinentes para a questão, sempre relacionadas ao corpo e ao corpóreo.
Muitas são as abordagens possíveis quando assumimos o corpo como princípio e fim de toda comunicação. Como pensar sobre as experiências com o tempo, sobretudo aquele sincronizado pelos aparatos de comunicação? Como fica a nossa relação com o espaço nos diferentes ambientes midiáticos? De que maneira a coerção e a violência simbólica ocorrem nesses diferentes ambientes? Como contribuir para uma teoria da mídia que, por exemplo, dedique-se a elaborar com maior detalhamento questões sobre os ambientes de comunicação nos quais estamos inseridos e nos misturamos a bots e inteligências artificiais? Com o objetivo de aprofundar estudos nessa temática, o VIII ComCult convida a todos e todas para contribuir compartilhando os resultados de suas pesquisas concluídas ou em andamento.